• Peri Dias

Viral e feminista, Think Olga terá conteúdos no Blog do Veduca



Responsável por algumas das campanhas de conscientização e mobilização mais bem-sucedidas do país, nos últimos anos, a organização feminista Think Olga compartilhará com o público do Blog do Veduca conteúdos selecionados especialmente para os alunos da plataforma de cursos online, a partir deste mês.


O Blog do Veduca também compartilhará posts exclusivos com o público do Think Olga, sobre temas como educação online e combate ao assédio sexual – assunto de um curso do Veduca e que apresenta informações, conceitos e práticas para pessoas e empresas empenhadas em prevenir esse tipo de violência em ambientes públicos e nos locais de trabalho e de consumo.


A parceria de conteúdo faz parte de uma iniciativa do Blog do Veduca para ampliar a disponibilidade de reportagens e artigos que aprofundem as discussões presentes nos cursos da plataforma online. Entre os sites parceiros do Veduca estão o Transformação Digital, especializado em tendências e análises sobre o mundo da tecnologia, e o Blog Singularidades, focado em questões como aprendizagem, formação de professores e o cotidiano das salas de aula.


Think Olga fez viralizar a discussão sobre assédio


Nesse contexto, não poderia haver parceiro melhor do que o Think Olga para ampliar os debates trazidos pelo curso Assédio Sexual: Prevenção e Combate, do Veduca. A ONG feminista foi uma das responsáveis por popularizar e enriquecer a discussão a respeito dos abusos sofridos por mulheres em ambientes públicos, ao liderar a campanha Chega de Fiu Fiu.


Com a divulgação de charges bem-humoradas e entrevistas esclarecendo que a abordagem indesejada nas ruas também é uma forma de violência, a fundadora do Think Olga, Juliana de Faria, conseguiu levar o tema para os principais veículos de imprensa do Brasil e gerou uma enxurrada de depoimentos, nas redes sociais, de mulheres que queriam contar suas experiências de assédio para reduzir sua sensação de isolamento, culpa, vergonha e medo.


No vídeo abaixo, da plataforma TED, a Juliana de Faria conta um pouco da sua trajetória e de como a campanha Chega de Fiu Fiu tornou-se um sucesso.





Depois da Chega de Fiu Fiu, Juliana lançou outras campanhas que também viralizaram nas redes, como a Primeiro Assédio, que revelou a impressionante frequência com que garotas jovens, muitas delas com menos de 10 anos de idade, são vítimas de abordagens sexuais nas ruas, nas escolas e mesmo em casa.


Mais recentemente, a Think Olga abordou o assédio às mulheres nas festas e blocos de Carnaval. Com um texto incisivo, mas informal e bem-humorado, o site do Think Olga reuniu exemplos de como as abordagens inadequadas podem estragar a festa de quem sofre com essa situação.


Nesse post, Juliana contou, por exemplo, que escreveu um artigo para a revista masculina VIP, da Editora Abril, explicando que formas de interação que, para muitos homens, são “só uma brincadeira”, na verdade, machucam, humilham e limitam as mulheres.


“‘No Carnaval, pode tudo’ é uma frase que deveria dar arrepios em qualquer um. A festa, por vezes, mascara a violência sexual que muitas mulheres sofrem durante a celebração do feriado. Puxões, encoxadas, beijos forçados, mão boba, um tapinha que “não dói”… Quem nunca ouviu falar dessas histórias?’, questiona Juliana.


O post ainda traz exemplos de campanhas contra o assédio, lançadas por governos como o do Estado da Paraíba. Em um cartaz da campanha, com desenhos de pessoas fantasiadas, destacam-se as frases “Beijar à força é crime” e “Não mascare a violência contra as mulheres”.


Protagonismo feminino também ganhará destaque


Com a parceria, a expectativa do Veduca é facilitar o acesso dos alunos a conteúdos sobre assédio, que se relacionam com o curso mais recente lançado pela organização, mas também a novas perspectivas sobre empreendedorismo feminino e sobre a participação das mulheres em áreas de atuação como esportes, imprensa e produção científica, que se conectam a cursos como Liderança e Gestão de Projetos.


Contribuir para que as mulheres possam desenvolver todo seu potencial, em ambientes seguros para todas, é uma das metas do Veduca, ao desenvolver e hospedar cursos como o de prevenção e combate ao assédio. Agora, com a participação do Think Olga, os conteúdos voltados a essa finalidade serão ainda mais frequentes – e interessantes.


Saiba mais sobre a Think Olga


Conheça os diversos projetos da ONG e assista aos vídeos da Think Olga, no canal da organização no YouTube.


Crédito da foto do topo do post: Maria Objetiva – Marcha das Vadias

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

© Veduca   -   Todos os direitos reservados.