• Peri Dias

Segunda graduação ou pós? O Ser Administrador ajuda a decidir



Para uma pessoa formada em Administração e que gostaria de seguir investindo em sua educação, é melhor cursar uma segunda graduação ou fazer uma pós-graduação?

Parceiro de conteúdo do Blog do Veduca, o site Ser Administrador, especializado em oferecer informações e dicas práticas para quem estuda Administração ou já trabalha na área, publicou recentemente um post que responde essa dúvida.


Autora do post e responsável pelo conteúdo do Ser Administrador, Edileuza Alves analisa vários aspectos e chega a uma conclusão interessante: depende do objetivo de quem está buscando a especialização. “Na graduação, você sempre verá conteúdos amplos e visões gerais sobre diversas áreas. Então, observe que você ainda continua tendo diversas áreas para se especializar ou continuará sendo um generalista”, ela diz. “Ao passo que na especialização você veria uma área com profundidade de conhecimento. A segunda graduação, na verdade, ainda consiste na formação do estudante, a pós é que é um complemento”, explica.


Alves recomenda ao estudante ou profissional interessado em resultados de curto prazo, como ser promovido na empresa, a especialização ou MBA, devido à duração curta e ao foco desses cursos. Já para o profissional concretizar uma mudança de área ou para ampliar o leque de possibilidades de atuação no futuro, a graduação pode ser mais vantajosa.


Uma consideração prática importante que a autora menciona é o acréscimo que uma pós-graduação pode trazer ao salário do profissional. “Observe que a especialização para Administradores e formandos de outras áreas traz uma remuneração maior. Assim tanto a empresa na qual você trabalha quanto aquela na qual você disputará uma vaga terão a percepção de que você está evoluindo na carreira, crescendo. Esse pode ser um fator determinante para alcançar novas oportunidades ou promoções profissionais”, lembra Alves.


Em um de seus posts, o Ser Administrador lista  12 especializações para quem cursou administração.


Segunda graduação ou pós, se meus objetivos não estão tão claros?

“Para aqueles que ainda têm dúvidas e desejam uma opinião pessoal, eu sugiro concluir a graduação e fazer a especialização”, recomenda a autora do post.


Edileuza Alves aponta que, em termos gerais, as empresas tendem a valorizar mais uma pós-graduação do que uma segunda graduação. Considerando-se que a possibilidade de conquistar vagas de maior responsabilidade (e com salário maior, é claro) é um dos principais objetivos dos profissionais em qualquer fase da carreira, a pós-graduação tende a ser mais interessante, em muitos casos, porque chama atenção dos recrutadores.


“Nunca vi uma vaga que dissesse que duas graduações são diferenciais, mas vejo aos montes vagas que pedem especialização ou que dizem que especialização em determinada área será diferencial”, ela lembra.


O resumo é que, antes de se decidir por uma graduação ou uma pós, é importante definir suas metas. Quando o objetivo principal com os estudos for conseguir outras vagas de trabalho ou aumentar suas chances de promoção, a pós-graduação costuma ser a melhor opção. Porém, se o seu desejo é ampliar sua gama de conhecimentos em áreas distintas ou abrir possibilidades em campos de trabalho diferentes dos atuais, a segunda graduação funciona muito bem.


Sobre o Ser Administrador

*Saiba mais sobre os guest posts do Blog do Veduca.

*Conheça também o perfil do Ser Administrador, um dos parceiros de conteúdo do Blog do Veduca.



Quer saber mais sobre dilemas relacionados à carreira de administrador?

*Conheça o curso online de Fundamentos de Administração disponível no Veduca. Neste post do Blog do Veduca, explicamos por que esse curso, ministrado pelo professor Hélio Janny Teixeira, da Universidade de São Paulo, vai além de conceitos básicos sobre História da Administração e inclui temas como Ética na Administração e práticas essenciais da carreira.

*Por falar em Ética na Administração, o Blog do Veduca listou três documentários que provocam reflexões importantes sobre esse tema. Vale a pena ler o post e assistir aos filmes indicados!

*Não perca outros dois posts do Blog do Veduca que abordam assuntos de interesse dos administradores. Neste texto, explicamos as áreas de atuação do administrador, a partir de informações do professor Hélio Janny Teixeira, da USP. Este outro post resume três abordagens para a Teoria dos 4 Ps: a da Administração, a do Marketing e a da Gestão da Inovação.


Créditos das fotos Foto da chamada (estantes de uma biblioteca): Priscilla Du Preez no Unsplash Veja a foto aqui.

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

© Veduca   -   Todos os direitos reservados.