• Veduca

Qual a importância da boa gestão de projetos?

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Hoje, não é estranho vermos negócios perderem oportunidades e clientes pela falta de organização, mau planejamento e irresponsabilidade com datas de entregas, não é mesmo?


Para não ficar para trás é muito importante manter a organização, acompanhamento, planejamento e, acima de tudo, contar com dados estratégicos para tomar as melhores decisões.


Quer saber mais sobre a importância da gestão de projetos em um negócio? Então continue lendo!


Afinal, o que é e para o que serve um projeto?


O projeto é uma ação temporária que é empreendida com o fim de criar algum produto ou um novo processo.


É importante entender as diferenças entre projetos e processos. Enquanto o primeiro é um trabalho com tempo determinado e que produz resultados únicos, o segundo é uma ação contínua, para produção de resultados padrões, que você aplica no dia a dia da empresa ou organização.


Sabendo disso, agora é preciso entender como funciona o tempo de duração de um projeto. Vamos lá?


Qual o ciclo de vida de um projeto?


Como mencionado, um projeto é uma ação temporária, ou seja, tem início, meio e fim. Vamos entender melhor as etapas que integram esse ciclo:


Etapa inicial


Nesta primeira parte é essencial adquirir todas as informações para o trabalho, inclusive a capacidade e limites dos funcionários, custos e o tempo de realização do projeto em si.


Etapa de planejamento


Antes de iniciar essa fase, é preciso haver entendimento sobre a organização e os esforços que serão atribuídos para realizar o trabalho.


A partir disso, a concordância geral influenciará o sucesso do planejamento, que terá como objetivo estruturar uma ideia que levará o programa até o resultado desejado.


Etapa de execução do projeto


Nesta fase, a atenção deve ser voltada para a prática daquilo que foi planejado. A intenção aqui é realizar as tarefas da melhor maneira, sempre de acordo com o que foi proposto. Contudo, é normal que aconteçam mudanças no esboço do trabalho.


Etapa de supervisão e moderação


A supervisão e a moderação acontecem paralelamente à etapa de execução, com a finalidade de garantir de que o que está sendo produzido esteja de acordo com o que foi planejado pelo gestor.


Etapa final


É comum achar que nessa fase tudo está em seu acabamento. Contudo, na etapa final surgem outras variáveis, cujo objetivo é adicionar informações importantes para empreendimentos que venham futuramente e, por fim, oficializar a conclusão do que foi proposto.


Quais são os benefícios da gestão de projetos para as empresas?


Agora que você entende o que é um projeto, veja agora os benefícios de sua boa gestão:


Maior satisfação do cliente


Seguindo o método proposto no projeto, as chances de sucesso são maiores, o que faz com que a satisfação tanto pessoal quanto do cliente seja mais ampla e fácil de atingir.


Tomada de decisões estratégicas


Essa vantagem condiz com a sua capacidade de dirigir melhor as decisões para a sua empresa. Moderando bem as métricas dos seus projetos, se torna mais fácil controlar seus trabalhos e objetivos.


Diminuição de riscos


Aqui, você tem a capacidade de diminuir sua exposição a riscos ou prejuízos. Ao supervisionar seu trabalho, será mais fácil encontrar e eliminar os riscos que podem te prejudicar.


Sucesso contínuo


A gestão de projeto propicia um ambiente que pode te levar a sucessos contínuos. Você consegue tal vantagem utilizando as boas práticas propostas de gerenciamento.


Qual a importância dos dados para tomar boas decisões?


Para se conseguir tomar ótimas decisões, é preciso saber adquirir informações claras e essenciais a partir dos dados disponíveis.


O empreendimento precisa ir em busca do tipo ideal de informação, ou seja, aquelas que digam o que os clientes realmente querem.


Dessa forma, você conseguirá orientar seus projetos, métricas e execuções, além de melhorar e aumentar as tomadas de decisões precisas. Analisar os dados é essencial para obter bons resultados, seguir com a estratégia da empresa e otimizar o trabalho da organização.


Agora que você entende o papel essencial da gestão de projetos para um negócio, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais? Este conteúdo poderá ser útil para outras pessoas que buscam o mesmo que você.

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

© Veduca   -   Todos os direitos reservados.