• Veduca

Mudar de carreira: o que você precisa ter em mente para mudar de direção?

Não é incomum perceber, no meio da sua vida profissional, que a carreira escolhida não é exatamente o que você imaginava ou que ela não te faz tão realizado quanto se esperava. Felizmente, sempre há a possibilidade de escolher novos caminhos que lhe tragam mais satisfação e mudar de carreira.


Contudo, quem está pensando em mudar de carreira tem uma série de pontos a serem considerados antes de tomar essa decisão. Afinal, trata-se de uma mudança substancial, portanto, deve ser muito bem planejada.


Antes de dar o primeiro passo é fundamental preparar vários aspectos da vida, já que nem sempre existe a garantia de êxito imediato com a nova carreira escolhida.

Essa não é uma escolha fácil, por isso, separamos as melhores dicas para lhe ajudar a mudar de carreira de maneira tranquila e eficaz. Confira!


Pesquise bem sobre o mercado


A ideia que você tem a respeito de determinadas carreiras pode ser completamente diferente da realidade. Se você realmente quer ir em frente com essa mudança, precisa ter certeza de que esse novo mercado corresponde às suas expectativas.


Busque publicações especializadas, estudos e até depoimentos de profissionais para compreender como funciona esse mercado e quais oportunidades são mais comuns.


Faça uma reserva financeira


Ao mudar de carreira, pode ser que você não consiga um novo cargo de imediato e, dependendo do mercado, é bem provável que isso demore um pouco. Para que a sua vida financeira não sofra com isso, vale a pena manter uma reserva.


Planeje-se de acordo com a realidade do mercado em que você pretende entrar e os seus gastos mensais. Faça as contas para chegar ao valor que você precisa ter para viver durante um período específico sem renda. Somente inicie seu plano quando tiver essa quantia em caixa.


Amplie seus contatos profissionais


Mudar de carreira e entrar em um novo mercado não será fácil sem um ponto de contato familiar. Sendo assim, essa é a hora de reforçar sua rede de contatos, o famoso networking, para conhecer outras pessoas que já atuam na profissão que você deseja seguir.


A partir desse contato, você ganhará em dois aspectos: terá um olhar mais realista a respeito do mercado e também poderá contar com eventuais recomendações em ocasiões oportunas.


Tenha a mente aberta


Alguns hábitos podem prejudicar as suas chances tanto na sua carreira atual quanto naquela que você pretende seguir.


É necessário ter a mente aberta para conhecer processos e pessoas novas, entender o funcionamento de um ambiente inédito e cruzar essas informações com o que você já sabe.


A percepção que você tem a respeito de outra carreira pode ser diferente do que você imagina. Sendo assim, antes de descartá-la completamente após descobrir os detalhes, certifique-se de que não é possível se adaptar para alcançar melhores resultados.


Seja qual for a sua decisão, é necessário que você saiba bem a diferença entre carreira e profissão. Enquanto a segunda se refere ao cargo atualmente ocupado por você, a primeira tem um significado mais amplo. Ela concentra toda a sua evolução profissional ao longo da sua vida e resume os seus objetivos de maneira clara e objetiva.



Portanto, pense bem naquilo que você pretende realizar e de que forma uma mudança de carreira vai satisfazer esse objetivo.


Agora que você já sabe um pouco mais sobre como mudar de carreira, confira como alavancar sua carreira hoje mesmo com essas 4 práticas!

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

© Veduca   -   Todos os direitos reservados.