• Veduca

Entenda qual é a real importância da qualificação profissional

Uma das coisas mais importantes de uma carreira de sucesso é a qualificação profissional. Além de ter habilidades técnicas diferenciadas, o profissional capacitado também passa a ser mais valorizado e requisitado em uma empresa.


No mercado de trabalho atual, a procura é por especialistas que estão dispostos a aprender e que queiram caminhar junto com a missão e objetivos da instituição. Vale ressaltar que quem busca se manter competitivo também recebe mais destaque, oportunidades e propostas mais atrativas.


Você se encaixa nesse perfil? No post de hoje, listamos quatro dicas que poderão te ajudar a se posicionar nesse cenário e contribuir para o desenvolvimento da sua carreira. Confira e aprenda!


1. Foque na formação e aprimore habilidades


Mesmo que sua formação acadêmica conte muitos pontos no currículo, suas habilidades precisam ir além do diploma.

Para se aprimorar, procure por cursos que irão prepará-lo para os reais desafios na sua área. Além disso, lembre-se que são os aprendizados que validam o repertório de cada um, ou seja, o que de fato você aprendeu e como se transformou durante aquela experiência.

Para ter certeza de que você teve um bom aprendizado ao final de um curso, veja se você pode comprovar que: suas habilidades profissionais foram bem desenvolvidas;você carrega diferenciais em suas atividades;você é capaz de acompanhar as exigências de mercado;se adapta de acordo com os valores da empresa;pode agregar valor com seus serviços e trazer reconhecimento para a organização.


Atualmente, muitas empresas têm dificuldades em encontrar profissionais com uma boa qualificação, por isso, aproveite as oportunidades e mostre seu valor!


2. Desenvolva suas competências


Vá além do estudo técnico, profissionalizante ou superior. Mantenha-se atualizado sobre os assuntos a seu redor, supere as expectativas do empregador e torne-se apto para as “inovações de cada dia”.


Opções para ir além do senso comum são os cursos de MBA, pós-graduação e cursos de excelência. Uma dica é investir em qualificações que abrangem áreas como:


gestão de pessoas e projetos;liderança e trabalho em equipe;finanças;responsabilidade social e sustentabilidade;instrumentos de política.


Outras alternativas são os cursos de idiomas, praticamente indispensáveis para bons profissionais. Essa formação pode partir de escolas tradicionais ou até mesmo de uma viagem! Já pensou em aprimorar o seu inglês (e saber ainda um tiquinho de francês) no Canadá?


3. Impulsione sua carreira


Se você está de olho em uma vaga melhor ou deseja ser promovido no seu trabalho, tenha certeza de que a qualificação ajudará a impulsionar sua carreira, afinal, oferecerá aprendizados irão influenciar:


na ampliação de sua área de atuação;no direcionamento para vagas específicas e valorizadas;nos salários atrativos que acompanham a exclusividade da vaga;no reconhecimento no mercado;nas oportunidades em grandes empresas ou parcerias e projetos de negócios.


Para ter melhores chances de contratação, a dica é: pesquise os requisitos em vagas similares antes de tentar a seleção! Depois disso, busque por instituições de ensino que ofereçam essa formação. Dessa forma, você já elabora o discurso e se prepara para mostrar todo seu conhecimento.


4. Supere desafios pessoais e profissionais

Existem projetos que demandam muita força de vontade e situações que precisam de controle. Estes são desafios em qualquer área profissional, por isso, esteja preparado!

A qualificação profissional te ajudará a enfrentar situações novas, pois você terá um melhor preparo:intelectual: com os novos aprendizados, você encontrará as melhores respostas para situações diversas; emocional: você estará mais preparado para lidar com o estresse e situações que possam fugir do seu controle;colaborativo: trabalhar em equipe e mediar conflitos são competências adquiridas com a qualificação profissional e que podem ser muito úteis em uma empresa.


Essas habilidades podem ser aperfeiçoadas com cursos complementares que trabalham com gestão de conflitos e pessoas.


Se enxergar como um profissional capacitado, que pode crescer cada vez mais, é o primeiro passo para encontrar maneiras de melhorar sua qualificação e se destacar no mercado. Sendo assim, nada de ficar parado! Pesquise e encontre meios para se preparar cada vez mais.


Se você gostou do post e tem interesse em melhorar sua qualificação profissional, entre em contato conosco e saiba tudo o que podemos oferecer!

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

© Veduca   -   Todos os direitos reservados.