• Veduca

Conheça os riscos e oportunidades do trabalho autônomo

Trabalho autônomo é aquele em que o profissional não possui vínculo empregatício algum com qualquer empresa e assume as próprias rédeas de sua atividade profissional.

Nesse tipo de atuação, há uma gama enorme de oportunidades. E, como em qualquer outro projeto, é preciso ter um bom planejamento e ações que visem minimizar riscos, a fim de aproveitar as inúmeras possibilidades que se apresentam.

Este artigo vem para auxiliá-lo a desvendar os caminhos do empreendedorismo de sucesso e ajudá-lo a enfrentar seus desafios. Acompanhe o texto e esteja preparado!


Os bons frutos desse trabalho


Flexibilidade de horário


Saber lidar com o tempo é fundamental. Ele poderá se tornar um inimigo ou o seu maior aliado, basta saber administrá-lo. Afinal, quem faz seu tempo é você mesmo. Sendo assim, você deverá decidir quando acordar e quando dormir, em que momento produzir e o período de descanso.


Autonomia para escolher


Você pode escolher, por exemplo, as roupas que quer usar no período de trabalho. Se trabalhar em casa, pode ficar de bermuda e chinelo — ninguém vai se incomodar com isso. O mesmo vale para o seu local de trabalho.


Possibilidade de destaque no mercado de trabalho


Sendo um trabalhador autônomo, você tem a oportunidade de se destacar no mercado, construir uma carreira e ser reconhecido por seus esforços. Para que isso aconteça, é necessário estar sempre atualizado e antenado às novidades, além de investir em estudos e cursos.

Nem sempre é possível pagar altos valores em cursos profissionalizantes. Contudo, a tecnologia vem a calhar e, hoje em dia, existem diversas formações que podem ser feitas online.


3 dicas para aproveitar as oportunidades


Para não deixar “a peteca cair” e se tornar obsoleto no mercado de trabalho, é necessário investir em si e aprimorar sempre seus conhecimentos. Veja, a seguir, três dicas de capacitação profissional que certamente ajudarão nessa caminhada.


1. Use e abuse da Internet


Procure se informar por meio de mídias sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn, blogs sobre carreira e sites de notícias em geral. O G1, portal de notícias da Globo, e a revista Exame são bons exemplos de fontes confiáveis e com conteúdos relevantes sobre atualidades.


2. Faça cursos online


Invista em cursos online! Existem diversas plataformas especializadas em capacitação profissional que oferecem ótimas opções para a qualificação. Muitas vezes, esse tipo de formação é gratuita e, quando há necessidade de investimento, são acessíveis e, tendo uma boa performance na avaliação final, geram certificados.


3. Esteja atento a eventos da sua área


Participe também de workshops, palestras, congressos e aproveite para conhecer pessoas do mesmo segmento de trabalho que o seu para trocar experiências e adquirir novos contatos profissionais.


Desafios do trabalho autônomo


Maiores chances de distração


Um dos maiores desafios a serem enfrentados quando se trabalha por conta própria é a administração do tempo. É necessário disciplina e, para que ela exista, você deve estipular para si algumas regras durante seu horário de produção. Evitar entrar em redes sociais no período de trabalho e manter celular e televisão desligados são alguns exemplos.


Altos e baixos do mercado


O mercado oscila e, para que não haja desespero nos momentos difíceis, é necessário ter uma reserva para os meses em que o lucro não for tão bom. À medida que seu negócio amadurecer, você deve incluir nos preços dos seus produtos ou serviços os eventuais custos que terá quando o mercado estiver em baixa.


Concorrência com profissionais mais experientes


Em qualquer área haverá profissionais mais experientes que você. Saber lidar com esse desafio requer maturidade. A dica aqui é não tratá-los como adversários ou se sentir ameaçado. Em vez disso, trate-os como colegas e troque experiências sempre que for possível.

Os riscos de empreender muitas vezes compensam, tendo em vista as oportunidades do trabalho autônomo que estão disponíveis no mercado — principalmente para aqueles que estão preparados para enfrentar desafios.

Gostou das dicas? Então, aproveite para compartilhar essa oportunidade de conhecimento com seus amigos e familiares nas redes sociais!

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

© Veduca   -   Todos os direitos reservados.