• Veduca

Como seu currículo pode se destacar no mercado?

O currículo é a sua porta de entrada em um novo emprego. Não é à toa que é necessário ter cuidado redobrado na elaboração do material. Caso contrário, existe uma grande chance de o documento ir para a lixeira, levando com ele seu sonho de conquistar aquela tão desejada vaga…


Pra não deixar seu desenvolvimento de carreira escorrer pelos dedos, preparamos este post com dicas de como montar um currículo campeão! Continue a leitura e saiba as melhores formas de chamar a atenção dos recrutadores.


Dê destaque para as informações mais importantes!


O primeiro passo para redigir corretamente um currículo é fornecer seus principais dados pessoais. Essa até pode parecer uma dica óbvia, mas muitos candidatos esquecem de incluir até mesmo informações básicas, como opções de contato.


Para não deixar que isso aconteça com você, siga esse checklist:

  • nome completo;

  • idade;

  • endereço;

  • telefone e e-mail para contato;

  • formação acadêmica;

  • experiências profissionais;cursos complementares.


Vale lembrar que o número do CPF, carteira de identidade e título de eleitor são desnecessários no conteúdo do seu currículo. Use o bom senso, foco e seja breve!


Valorize os cursos extras no currículo


Pra sair na frente, foque nos seus diferenciais! Nesse sentido, contemple os cursos extras que você está realizando. Sabe metodologias de gestão de projetos ou tem domínio de Excel? Então, não pense duas vezes para destacar essas informações no seu currículo.


Mas tenha cuidado: o intuito não é se gabar. Objetividade e coerência são essenciais, descrevendo claramente as suas aptidões conquistadas na realização dos cursos extracurriculares.


Aposte em um layout simples


Se coloque no lugar do recrutador. Agora, imagine ter em mãos um documento todo desorganizado, com várias fontes e tamanhos diferentes. Qual seria a sua reação? Possivelmente, você não hesitaria em deixar de lado esse currículo e partir para o próximo, não é mesmo?


Perceba, nesse contexto, a importância da cara do seu currículo. Monte um documento harmonioso, que seja agradável aos olhos. É fundamental, nesse quesito, padronizar o conteúdo. Claro que algumas informações podem ser destacadas por meio do negrito ou itálico, mas não exagere — até porque, em alguns casos, menos é mais.


Sinceridade em primeiro lugar


Já ouviu dizer que quem conta um conto aumenta um ponto? Mas, nesse cenário, isso nem sempre é bom. Mentir ou omitir informações não são práticas indicadas de nenhuma forma.


Os recrutadores são treinados para detectar desvios de conduta e comportamentos estranhos.


Quando você menos esperar, eles vão descobrir a verdade — por meio dos seus trejeitos ou de testes aplicados durante a seleção. Imagine o papelão!


Ter pontos que precisam de desenvolvimento é normal (todo mundo tem, viu?). Honestidade sobre eles também demonstra uma clara visão e profundo autoconhecimento.


Além do mais, se a empresa exige alguns requisitos para determinada vaga, é porque o candidato necessita dessas aptidões para realizar com maestria a função. Então, não caia na armadilha de fantasiar a realidade. Diga sempre a verdade.


Revise o conteúdo


Alguns erros de português podem ser o suficiente para desclassificar o candidato. Então, leia o currículo uma, duas, três ou quantas vezes forem necessárias, antes de entregá-lo aos responsáveis. O importante é que o arquivo esteja impecável, sem nenhuma falha na gramática.


Apesar de não existir uma fórmula mágica para criar um currículo, o fato é que essas dicas podem te ajudar a construir um documento que seja relevante, capaz de despertar o real interesse da equipe de RH.


Capriche na apresentação e amplie suas chances de ser chamado para a próxima etapa dos processos seletivos!


NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

© Veduca   -   Todos os direitos reservados.