• Veduca

Como falar bem em público: veja 5 maneiras para você se sobressair

É provável que você já tenha tido alguma experiência em que precisou falar em público, mas na hora gaguejou, suou frio ou até travou. Geralmente não somos encorajados a nos expor a uma audiência e, por isso, falar em público deixa muitas pessoas apreensivas.

Uma das principais dificuldades é o fato de chamar a atenção para si. Essa ideia pode causar um grande temor, fazendo com que a pessoa se sinta sozinha e tenha muito desconforto com a situação.

Outro problema é a desenvoltura. Você pode imaginar: será que estou preparado para movimentar meu corpo, falar em público com energia e conquistar a plateia? Além disso, muita gente também tem pavor de não ser entendida, por mais que tenha treinado bastante e domine o assunto.

Para que você elimine todos esses medos e ansiedades, daremos 5 dicas de como falar bem em público que poderão ajudar no desenvolvimento da sua carreira.


1. Fale com energia e vitalidade

Quando você coloca emoção em sua fala, tem grandes chances de atrair a atenção das pessoas. Lembre-se de que é muito diferente de uma conversa com amigos. É necessário soar um pouco mais animado do que o comum. Um tom de voz expressivo, portanto, vai cativar o outro. Transmitir sentimentos como tristeza, raiva, gratidão e alegria fará com que a plateia sinta empatia com o seu discurso se identifique com você em alguns momentos da exposição.


2. Domine o conteúdo

Apesar de essa dica ser autoexplicativa, é importante dizer que você não ficará tranquilo se não estiver totalmente seguro em relação às ideias que apresentará quando falar em público. Por isso, é essencial que o conteúdo que transmitirá esteja claro. À medida que demonstra que domina o assunto, você ganha confiança em si próprio e a plateia passa a respeitá-lo. É fundamental fazer uma pesquisa profunda sobre o tema, mesmo que já tenha um bom conhecimento.

3. Saiba improvisar

Quando você está prestes a se apresentar para uma audiência, pode surgir a seguinte dúvida: eu decoro minha fala ou deixo espaço para o improviso? Com o roteiro bem elaborado, você terá mais controle sobre o tempo e pode memorizar cada palavra a ser dita. Isso pode ser bom, mas também muito perigoso. Pode soar uma apresentação mecânica e sem graça. Estar preparado e aberto para o improviso é se precaver em relação a uma situação ruim. E se na hora der um branco ou o tempo acabar? Guarde sempre algumas cartas na manga para falar em público!


4. Tenha um bom material

A forma como você vai apresentar um assunto fará toda a diferença em sua exposição. Portanto, uma apresentação impactante, com imagens e vídeos poderosos, podem ajudar na tarefa de falar com o público. Na hora de se preparar, portanto, certifique-se de que está entregando o melhor que pode. Um bom material em Power Point, vídeo ou gráfico vai deixar a exposição mais leve para você e para o seu público, aumentando as chances de a experiência ser agradável para todos os envolvidos.


5. Conte uma boa história

Desde o tempo dos homens das cavernas, as pessoas contam e ouvem histórias. Seres humanos amam histórias. Essa questão é tão séria que a arte de contar histórias ganhou até um termo famoso no mundo corporativo: storytelling. Quando você transmite uma narrativa da sua vida, captura a atenção do público de maneira espontânea. É um recurso poderoso para estreitar a sua relação com a plateia.

Pratique ouvir boas histórias pra entender como contar a sua. Nossa dica é acessar o site do TED Talks, onde estão disponíveis mais de 2.600 palestras, também em português! Visualize o máximo de vídeos possíveis de profissionais que fizeram apresentações fantásticas, vistas por milhões de pessoas ao redor do mundo.

Você curtiu essas dicas de como falar bem em público e acredita que elas podem melhorar sua vida profissional?

Então, é hora de começar a praticar e compartilhe este texto e suas dicas pessoais para ajudar seus amigos a dominarem a arte de se expor para uma plateia!

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

© Veduca   -   Todos os direitos reservados.