• Veduca

Como descrever o perfil profissional no currículo?

O primeiro passo para conseguir aquela vaga maravilhosa, dentro daquela empresa que você tanto deseja, é saber elaborar um bom currículo. Os responsáveis pelo recrutamento e seleção de candidatos não conhecem você, sendo assim, é essencial saber descrever o seu perfil profissional.


O seu currículo será a primeira impressão que o RH da empresa terá de você. Como a primeira impressão é a que fica, capriche na descrição e nunca minta. 


Sabemos o quanto pode ser difícil elaborar um bom currículo e, por isso, selecionamos algumas dicas simples para que você consiga construir uma boa imagem e ser convidado para todas as entrevistas que desejar. 


Esteja antenado às redes sociais


A tecnologia deve sempre ser usada a seu favor. As redes sociais podem ajudar muito a descrever o perfil profissional de maneira adequada e atual.


O LinkedIn, por exemplo, é ligado especificamente à área profissional. Na plataforma, você tem pode criar um perfil seu, estabelecer relações com pessoas influentes, receber e compartilhar informações interessantes.


Também existe a possibilidade de selecionar vagas específicas e receber notificações via e-mail quando essas mesmas vagas estão disponíveis.


Não fale mentiras


Sabemos que a concorrência no mercado de trabalho é muito grande. Apesar disso, nada justifica mentir em seu currículo. Por mais que você deseje e queira muito fazer parte daquela empresa, inventar habilidades que você não domina não é a melhor saída.


Imagine a seguinte situação: você diz ter inglês avançado e o recrutador, na hora da entrevista, começa um diálogo em inglês e você não sabe o que falar. Já pensou no constrangimento que seria?


Se você sabe os requisitos das vagas que você busca, comece a se preparar para elas. Por exemplo, se você sabe que falar uma segunda língua é importante para as vagas que você busca, invista nisso. Afinal, vale mais ser verdadeiro do que queimar seu filme com a empresa, certo?


Evite erros de português no currículo


Escrever de maneira correta e de acordo com a gramática portuguesa é essencial.


Ter domínio da norma culta escrita passa para a empresa uma boa imagem. É evidente que não há necessidade de escrever palavras difíceis ou rebuscadas, mas é indispensável que você não cometa erros ortográficos e de concordância. Não use gírias, evite colocações muito informais e seja o mais claro possível.


Organize toda a informação


Manter as informações do currículo organizadas é fundamental. Como ele é a sua primeira impressão com os recrutadores e o RH da empresa, é importante que eles encontrem facilmente sua formação, suas experiências no mercado de trabalho, suas habilidades e seus cursos de atualização profissional. Na internet você pode encontrar modelos de organização para você seguir. Recomendamos que no cabeçalho você deixe suas informações pessoais (telefone, e-mail, endereço, idade) e as informações mais relevantes sempre em destaque. 


Gostou das dicas? Compartilhe esse post com seus amigos e familiares =D


NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

© Veduca   -   Todos os direitos reservados.