- Veduca
Blog do Veduca terá parcerias de conteúdo com sites líderes em suas áreas

Um novo tipo de conteúdo estreará em fevereiro no Blog do Veduca: os guest posts, como são chamadas no mundo dos blogs, as contribuições de autoria de convidados. A partir deste mês, vamos publicar textos selecionados ou exclusivos para o público do Veduca, oferecidos por sites e blogs líderes em produção de conteúdo em suas áreas de especialidade.
Para o Blog do Veduca, os textos de convidados são uma forma de aprofundar ainda mais o aprendizado sobre os temas dos cursos disponíveis na plataforma e de ampliar a variedade de reportagens, artigos e crônicas à disposição da comunidade que estuda pelo site de cursos online. É também uma forma de reconhecer páginas e organizações que fazem um trabalho de alto nível e que têm um perfil relevante para o público do Blog.
Ao longo do mês, vamos apresentar nossos primeiros parceiros de conteúdo e compartilhar alguns de seus posts mais interessantes. E começaremos neste post mesmo, pelo Blog Singularidades. Confira a seguir!
Blog Singularidades apresenta ideias e tendências do mundo da educação

Produzido pelo Instituto Singularidades, o blog é um canal de informação e debate sobre temas ligados à educação. Os posts são escritos por professores do instituto, que abordam os desafios e as novidades do ensino, da pedagogia e do cotidiano das salas de aula.
Um dos posts mais recentes, por exemplo, discute como as escolas preparam os líderes do futuro. A diretora executiva de operações do Instituto Singularidade, Luciana O’Reilly, autora do post, explica que o escritor e consultor Don Tapscott, um dos principais pesquisadores do mundo sobre o impacto da tecnologia nas empresas e na sociedade, define o período em que vivemos como a Era da Inteligência em Rede. Este novo momento está estruturado em quatro princípios fundamentais: colaboração, transparência, compartilhamento e empoderamento.
Nesse contexto, a figura tradicional do líder como uma pessoa hierarquicamente superior, cujas ordens são transmitidas e executadas pela sua equipe, tende a se enfraquecer. Portanto, para atingirem seu pleno potencial como cidadãos e profissionais, quando adultos, as crianças e jovens que estão hoje nas escolas precisam desenvolver habilidades em três grandes domínios: cognitivo, intrapessoal e interpessoal.
Por muito tempo, a escola concentrou-se em apoiar o fortalecimento das capacidades cognitivas, explica O’Reilly, mas é crescente a importância de os centros de aprendizagem se concentrarem, também, em garantir “uma formação baseada em experiências significativas, que desenvolvam competências e habilidades, e que gerem a capacidade de atuar coletivamente em prol de um bem comum”. Ou seja, os outros dois domínios mencionados, o intrapessoal e o interpessoal, também precisam ser estimulados, para que os nossos próximos líderes sejam pessoas capazes de operar nas várias dimensões que o futuro exigirá.
Sobre o Instituto Luminosidades
O Instituto Singularidades foi fundado em 2001, a partir das novas necessidades de formação de professores, de gestores da educação e de especialistas de ensino para o Brasil do século XXI. Em outubro de 2010, foi incorporado pelo Instituto Península, para ampliar e impactar suas ações no âmbito da educação nacional.
A organização oferece cursos de Graduação/Licenciatura em 4 anos, Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Extensão Universitária e Cursos Online, todos focados na área da educação. A partir de demandas específicas, oferece também cursos de formação continuada para redes de ensino públicas e privadas que atendam à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I e II.
Os currículos dos cursos do Instituto Singularidades priorizam a prática e a reflexão. A missão do instituto é “mudar a educação brasileira por meio da formação de professores de maneira inovadora”.