• Veduca

Afinal, por que é importante compartilhar o seu conhecimento?

Empresas inteligentes preocupam-se com o desenvolvimento pessoal do funcionário e, acima de tudo, com sua saúde física e mental. Pessoas mais felizes e realizadas farão seu trabalho de forma confortável. Consequentemente — e de maneira inconsciente — produzirão mais e melhor.


Investir nos colaboradores da empresa não é uma tarefa simples. Requer dos líderes empenho e dedicação, além de uma busca contínua por melhorias. No entanto, existe um processo simples que facilita o dinamismo empresarial e melhora a vida de todos. Estamos falando de compartilhar conhecimento.


Parece bem fácil, não é mesmo?! A seguir, você vai conhecer as vantagens de compartilhar conhecimento e como isso fará do seu local de trabalho o melhor ambiente para estar.


Por que compartilhar conhecimento


Muitas vezes, imaginamos que se possuímos um determinado conhecimento sobre como fazer algo, devemos guardá-lo a sete chaves. Temos medo de sermos ameaçados, uma vez que a sociedade contemporânea nos guia pelo caminho do individualismo.


Entretanto, é fundamental desmistificar esse tipo de pensamento e atitude. Na empresa e em nossas vidas pessoais necessitamos ser cada vez mais altruístas. Quando se compartilha o que se sabe, além de passar conhecimento é muito provável que se aprenda algo novo também.


Você criará uma conexão com as pessoas e elas com você. Também dinamizará sua função e, de quebra, ajudará um colega. Fora isso, compartilhando é possível que se construa e melhore outras funcionalidades dentro da empresa. Veja, a seguir!


Aumento da produtividade


A produtividade de todos que estiverem inseridos dentro da conexão de trocas de conhecimento aumentará consideravelmente, incluindo a sua.


Ora, se a cada nova conversa o objetivo for melhorar uma determinada tarefa ou função, ao fim da discussão é bastante provável que se tenha formas alternativas e eficientes. Afinal, duas cabeças pensam melhor que uma.


Promoção da integração


Com o desenvolvimento da relação entre os colaboradores da empresa o ambiente se tornará mais amigável e gostoso. Ninguém terá vergonha ou medo de interferir, de mostrar sua opinião e de discutir uma melhor maneira de organizar e desempenhar suas tarefas.


Além disso, não há mal algum em se tornar amigo de seu colega de trabalho. É muito importante reconhecer a individualidade, mas é ainda melhor quando o organismo empresarial funciona tão bem que todos na empresa são valorizados. A competição pode ajudar em alguns casos, mas a cooperação supera as expectativas.


Ampliação de novas ideias


Cada pessoa possui uma experiência de vida diferente. Logo, detém uma forma distinta de resolver entraves e conflitos. Quando nos permitimos ensinar e aprender, ampliamos nosso campo de visão por meio dos erros e dos acertos do outro. Sob uma nova perspectiva, é possível ter mais ideias e desenvolver junto a seus colegas resoluções de problemas que, para você, pareciam sem solução.


É claro que, compartilhando e recebendo informações, o seu network se ampliará sem que você se dê conta disso. Você será lembrado como o famoso “boa praça” e isso sempre será positivo. Agindo de maneira agradável e altruísta, terá a oportunidade de fazer novos amigos, reciclar-se sempre e deixar seu ambiente de trabalho mais interessante.


Por isso, não prive as pessoas de sua sabedoria: compartilhar conhecimento fará você cada dia mais feliz, pessoal e profissionalmente.

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

© Veduca   -   Todos os direitos reservados.