• Veduca

7 dicas pra se dar bem em uma apresentação

No trabalho, na faculdade, em uma festa, na reunião do condomínio, com um cliente… Todos, em algum momento da vida, temos que fazer uma apresentação perante um grupo de pessoas. Mesmo quem faz isso regularmente durante a carreira, é normal ficar nervoso e com um friozinho na barriga de esquecer algum ponto super importante ou fazer uma apresentação ruim.

Já quando estamos assistindo a uma apresentação, percebemos na hora quando o apresentador está nervoso, não domina o conteúdo ou não nos engajou, não é? Ainda queremos acreditar que, quando for a nossa vez de falar lá na frente, vamos conseguir deixar uma boa impressão.

Pra se preparar para isso, separamos 7 dicas pra arrasar em qualquer apresentação:


1. Use o nervosismo a seu favor


O segredo não é tentar ficar calmo, mas conseguir canalizar esta energia a seu favor. Busque se animar e gerar agitação de forma positiva para conseguir se expressar.


2. Treine para ficar seguro, não para ficar engessado


Para conseguir os passos da primeira dica, o segredo é treinar! Mas cuidado, o treino não é para te deixar engessado na hora de se apresentar e sim confiante e seguro principalmente se houverem perguntas. Então treine no espelho, com algum familiar ou amigo para você ter na ponta da língua os conceitos, ideias e algumas palavras-chave que vão te auxiliar.


3. Use o PPT como guia, não como verdade absoluta


O seu PPT serve como guia para te deixar ainda mais seguro, um apoio para te lembrar do que precisa ser dito. Não deve ser foco central da sua apresentação, este é você. Seja sucinto e de forma nenhuma coloque um *textão* em cada slide, hein?!


4. Leia seu público


Às vezes, o público pode precisar de mais conteúdo, uma explicação mais profunda e contextualizada sobre aquele tema. Uma outra reação pode ser que o público já entendeu bem tudo o que você queria conceituar e sua apresentação já pode caminhar para o término. Para você ter este feeling precisa estar bem atento em seu público do começo ao fim da sua apresentação. Saiba ler os sinais e se adaptar!


5. Interaja com quem está te assistindo


É importante interagir com as pessoas que estão te assistindo, principalmente se você está se apresentando sozinho. Para cumprir a dica anterior, você deve prestar atenção nos pequenos sinais que o seu público está te passando. A linguagem não-verbal, neste caso, é essencial. Olhe mais e não tenha medo de perguntar, se necessário.


6. Termine todas as ideias que começar


Lembre-se sempre que toda história precisa de começo, meio e fim. Cuidado para não se perder nas histórias que estiver contanto, emendar uma na outra e fazer com que todas percam o sentido. Quando estiver treinando a apresentação, vale construir uma linha de raciocínio e colocar lembretes no seu Power Point que te ajudem a chegar lá da melhor forma!


7. Convença seu público


Em qualquer tipo que apresentação que você faça, você está vendendo uma ideia. Esteja seguro dela e fale com convicção sobre suas visões. Caso seja uma apresentação em que a platéia fará parte do debate, saiba escutar e agregar mais opiniões ao seu ponto de vista.



Com estas 7 dicas certamente você se sentirá muito mais seguro na hora de se apresentar. Lembre-se sempre que sua ideia é um produto e você precisa vendê-la como se fosse o melhor produto do mercado. As ferramentas são simples, conduza sua apresentação de forma clara, objetiva e mais dinâmica possível.


Boa sorte!

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

© Veduca   -   Todos os direitos reservados.