• Veduca

3 dicas infalíveis pra salvar seu TCC

Uma das coisas que mais aterroriza a vida de um universitário é o famoso TCC (ou Trabalho de Conclusão de Curso). Todo mundo que se envolveu no projeto final da graduação sabe que essa pode ser uma situação de tirar o sono. Pra você não passar esse perrengue, trouxemos 3 dicas infalíveis pra você conseguir entregar o seu TCC. Confira!


1. Organização em primeiro lugar


São muitas datas e, sem organização, a vida do aluno que está trabalhando no seu TCC fica muito mais complicada. Nossa dica é usar e abusar das planilhas! Divida suas metas, semanais ou mensais, suas entregas e planeje sua dedicação necessária pra não correr atrás do prejuízo na última hora.  Além disso, respeite os prazos de entrega da faculdade e do seu orientador e, principalmente, os seus limites.


2. Seu orientador não é seu inimigo


O que o seu orientador te diz durante a elaboração do seu TCC pode influenciar, e muito, o resultado final do seu projeto. O professor deve ser seu aliado na entrega e durante todo o processo. Explique pra ele seus desejos, limites e entendimentos sobre o trabalho, além de compartilhar aquela planilha linda que você já montou com todo o planejamento (se você seguiu a nossa primeira dica, né?).


3. Apresente seu TCC para alguém antes da banca


Um colega de profissão ou o seu gestor no trabalho são ótimas referências para te dar o feedback da sua apresentação. Use da experiência prévia desses colegas na sua área para prever possíveis questionamentos que os membros da banca possam te fazer na hora da apresentação oficial. Assim você se prepara melhor, fica mais tranquilo e seguro.


*Dica bônus: Salve seu TCC toda hora!*


300 laudas depois e PUFF…! A energia acabou, o computador pegou um vírus ou simplesmente o Word resolveu fechar bem na hora, e você perdeu tudo, tudinho que construiu. Todo mundo tem um amigo que já passou por essa situação (que parece que foi tirada de uma história de terror dos TCCs). Mas saia dessa! Compre um pen drive, mande o documento para o seu e-mail ou faça o upload do arquivo no Google Drive. Toda vez que você terminar um capítulo, faça o backup do seu TCC e salve todo o progresso.


Gostou das nossas dicas? Como você está se preparando para o seu TCC? Conte pra gente nos comentários.


NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

© Veduca   -   Todos os direitos reservados.