• Veduca

10 dicas para seu currículo

Currículo é uma palavra que tem o poder de tirar o sono de muita gente. Para quem está procurando um emprego ou estágio, criar e atualizar o currículo pode ser um processo muito angustiante. É muito importante que você tenha esse documento bem feito e sempre atualizado. Afinal, o currículo é a sua primeira impressão. Ele chega antes de você na sala da entrevista e no contato com o recrutador.


Mas calma… trouxemos as 10 dicas para fazer o seu currículo e tornar esse processo mais simples pra você! Veja só:


1. Clareza e objetividade

O primeiro passo é fazer o currículo de forma clara e objetiva! A recomendação é concentrar todas as informações-chave em apenas uma página. Caso você tenha muita experiência pra contar, pode acrescentar a segunda página (mas nunca mais do que isso!)


2. Informações pessoais no topo do currículo

Concentre no cabeçalho do documento as suas informações pessoais para o recrutador vê-las com destaque. São elas: seu nome, endereço, telefone, e-mail e o link para seu perfil do LinkedIn.


3. Objetivo e resumo de qualificações

Coloque o seu objetivo para a vaga. Saiba que essa descrição pode mudar muito no decorrer da sua carreira e também de acordo com a vaga buscada. Logo após o objetivo, caso se sinta à vontade, inclua o resumo das suas qualificações. Coloque aqui as suas características pessoais e qualificações profissionais, e seja “pé no chão” quando for descrever suas qualidades, ok?


4. Formação acadêmica

Nesta parte, dê destaque para a sua formação mais recente. Por exemplo, se você está cursando o ensino superior, informe apenas sobre seu curso de graduação. Aqui também é uma ótima oportunidade para inserir seus certificados e diplomas extracurriculares, como os cursos livres, de curta duração e de idiomas. 


5. Experiências e habilidades

Nesse ponto é ainda mais importante ser objetivo! A dica é usar tópicos para suas habilidades pois fica muito mais fácil pro recrutador poder usar isso.

Se você está em busca do seu primeiro emprego e ainda não tem experiência profissional, não é hora para desespero! Inclua seu projeto de faculdade ou da escola, ou um projeto pessoal legal que você já realizou. Ele vai te ajudar a construir o seu portfólio e conta muito para o recrutador!


6. Nunca minta no currículo!

É importante sempre ser verdadeiro em todas as informações profissionais e pessoais que você inserir no seu currículo. Atenção especial aos famosos “Inglês básico” e “Espanhol intermediário”. Essa habilidade, quando confrontada na entrevista, é facilmente detectada e pode fazer com que o recrutador tenha uma imagem péssima sobre você. Não vale exagerar hein?


7. Aparência

Use e abuse das cores, fontes e layouts diferentes apenas se você for da área de criação. Áreas criativas pedem esse tipo de elaboração. Agora, se você não tiver nada a ver com isso, foque no simples: fonte Arial, tamanho 12, e pronto!


8. O que você não precisa colocar no currículo!

Foto, RG, CPF e estado civil não são informações necessárias. Também não inclua a pretensão salarial, pois esse assunto precisa ser tratado presencialmente!


9. Informações adicionais

Pra humanizar e personalizar o seu currículo, coloque algumas informações extras sobre você. Caso tenha feito algum trabalho voluntário, hobbies e esportes que gosta de praticar são ótimos exemplos!


10. Cuidado com o português!

Tenha tempo pra ler, reler, revisar e pedir a ajuda de amigos e familiares para dar uma olhadinha por você. Às vezes o problema não é só o erro ortográfico. Se você usa um corretor, lembre-se que ele não te sinaliza erros de concordância, singular e plural, entre outros.


Depois que o seu currículo estiver pronto, é hora de enviá-lo pra todo mundo que você conhece! Coloque-o nos sites de vagas, envie para seus colegas e amigos, atualize seu perfil do LinkedIn. O importante é que todo mundo saiba que você está disponível no mercado e está procurando um trabalho. Não é hora de ter vergonha!


Veja também 12 modelos de currículo para baixar e preencher e o vídeo na íntegra com as dicas aqui.

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

© Veduca   -   Todos os direitos reservados.